REDLINE - É apenas sobre corrida?


 

    Uma das perolas do estúdio Madhouse, e provavelmente uma das perolas dos animes; Redline (2009) é um anime de corrida e ficção cientifica (e romance?!). Recheado de ação, luzes e musicas incríveis.

"Uma historia sobre o mais popular evento de corrida na galáxia, a Redline (linha vermelha), e os vários pilotos que irão competir nela." (sinopse traduzida do imdb) 

    Bom, pela sinopse parece ser algo genérico, "Um anime de Hotwheels". Mas não é bem assim, pelo menos se você assistir com atenção.

───────•••───────

*Spoiler Alert* 


O protagonista

    O nosso protagonista se chama JP, um piloto audaz que dirige em corridas compradas, até ser classificado para Redline, não por ter vencido, mas por conta de uma vaga e sua popularidade com o publico. O envolvimento com a máfia se dá por conta de uma divida, em que ele e seu amigo Frisbee acabaram sendo presos. O caso é que ele perdeu uma corrida em que deveria ter ganho, assim ambos ficaram na mão da máfia e tendo que fazer essas corridas compradas. 

Há muitos quadros de flashbacks que só podem ser acompanhados com muita atenção ou pausando e deixando o ritmo mais lento. Nessas cenas podemos ver a infância e adolescência de JP. Ele cresceu com o desejo de correr e ser o melhor. Podemos ver também que ele e Frisbee se metiam em confusões desde cedo. A imagem do sonho de JP é um homem com um carro extravagante e duas garotas nele. Não fica claro se esse homem é real ou não, mas quando JP está para ganhar a Redline, ele vê esse homem fazendo um "legal" pra ele, o que simboliza que ele chegou onde almejava.    

    Em alguns desses Flashbacks vemos Sonoshee McLaren, uma dos competidores da Redline. A verdade é que eles se conheceram quando pequenos (como mostra o flashback), ela estava fazendo uma corrida e ele e Frisbee estavam assistindo. Também tem um quadro em que eles estão se apresentando. Apenas JP se lembra que eles se conheceram quando pequenos.

───────•••───────

Ambiente

    Falando do ambiente em que o filme se passa, a Redline, que fica em território de um governo fascista chamado Roboworld. Esse governo se opõe a corrida por conta de seus segredos e soberania militar na área, o que não impede a corrida de ocorrer. Toda a atmosfera, desde a Yellowline (a corrida da primeira cena) até a Redline, é completamente Cyberpunk. Degradação ambiental, maquinas, sujeira, e carros possantes.

    Os personagens secundários são outro lado bom do filme, eles tem sua historia contada no programa de TV da corrida. Cada um com sua característica e estilo. Tem o Sr. Redline, que é um cara composto de maquinas, conhecido por ser o vencedor invicto da Redline, por isso o nome. Outros competidores também são apresentados, entre eles Trava e seu colega, que são personagens da prequela de Redline: Trava: First Planet.  Cada um deles com um video apresentação com entrevista e musica tema.

    Entre luzes e carros, também temos outro elemento muito importante no filme, a trilha sonora! Cada momento emblemático tem sua musica. Destaque para Redline Day, composta por James Shimoji e cantada por Rob Laufer.

───────•••───────

Conclusão

    Uma coisa muito interessante sobre o filme é a cena final, em que JP e Sonoshee vencem a corrida. Eles declaram seu amor e se beijam, depois disso aparece na tela "Love" com coraçõezinhos. Quem assiste de primeira vez olha e pensa: "Que diabos foi isso?" Corridas incríveis, ação atrás de ação e agora beijo? Bom, sim! Uma camada do filme é o romance, ao lado do drama. Parte da paixão por corrida de JP vem de Sonoshee. Sendo assim os dois estão concretizados, talvez ele tivesse nutrido uma paixão por ela quando eram mais novos. Eles dois constroem uma cumplicidade, como mostrado na cena que JP conta pra ela sobre seu passado e prisão. Após a cena final temos Redline Day, que simplesmente termina o filme com chave de ouro.


Agora algumas imagens:






Animação bem fluida.

Ops!


Não resta duvidas que apesar de ser de ação, esse anime tem bastante sensibilidade!

O sonho de JP

Quando o sonho se concretiza 

───────•••───────

Até a próxima Review, See you again!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gandahar - Uma Utopia

When Marnie was there

OS CISNES SELVAGENS