Os Melhores Animes Cyberpunk

 Um dos gêneros mais interessantes e legais dos Animes é o Cyberpunk. No qual, as maquinas futuristas substituem diversas funções humanas na sociedade. Podendo até existir seres humanos artificiais, os Androides. Grande parte desses animes surgiram nos anos oitenta, inspirados e influenciados por filmes como Blade Runner e Exterminador do Futuro.



───────•••───────



Pois bem, agora já apresentados, vamos aos Animes:´


GHOST IN THE SHELL - O FANTASMA DO FUTURO



    A obra prima de Masamune Shirow conta com várias adaptações em Animes. Sendo a primeira e mais famosa, "O Fantasma do Futuro" de 1995. A história do filme é centrada em Motoko Kusanagi, uma cyborg agente especial das forças japonesas, que recebe a missão de capturar um Hacker. 

    A genialidade do filme vai dos questionamentos existenciais de Motoko até a arte, a trilha sonora e os efeitos audiovisuais. Destaque para a musica "Making of Cyborg", composta por Kenji Kawai, que toca na primeira cena enquanto um corpo está sendo construído.

    Ghost in the shell se tornou uma grande referência para filmes  de ficção cientifica, como por exemplo Matrix.


AKIRA



    Akira é um dos Animes mais emblemáticos de todos os tempos, referenciado em diversas outras obras (muitas vezes evocando a imagem de Kaneda e sua moto). A trama apresenta uma Neo Tokyo, a nova cidade que deu lugar a que foi destruída anos atrás. Os conflitos políticos e militares da cidade chegam até Kaneda, líder de uma gangue de motoqueiros adolescentes, após seu amigo Tetsuo sofrer um acidente em uma das brigas de gangue.

    Parte da fama de Akira é devida a sua supremacia visual. A Neo Tokyo distópica é apresentada com grandes luzes e prédios arranha-céus que acompanham as motocicletas Hightech dos personagens. Outro grande ponto da obra é como ela explora os temas de totalitarismo, juventude e ideologia.

    Também é importante dizer que Akira possui um mangá que, apesar de se tratar da mesma obra, apresenta um enredo bem diferente. Isto porque dispunha de muito mais tempo para desenvolver a história, e o filme não. Por isso é interessante conferir o mangá após ver o filme, para ter uma visão maior sobre do que se trata Akira.  


ARMITAGE III



    Já comentei de Armitage aqui no blog, mas resumindo: É sobre a investigação do detetive Ross e sua parceira Armitage aos supostos assassinatos de mulheres famosas. Essas mulheres na verdade são um tipo especial de Androide, The Third, os Terceiros/Terceiras.

    Assim como em GITS, aqui também são discutidos temas existenciais. Com a ideia de que, se os Androides são tão parecidos com os humanos, por que eles não podem ser considerados como tal?

    A franquia conta com OVAs e dois filmes.


BUBBLEGUM CRISIS



    Olha... esse é um daqueles que é difícil esquecer. A musica, o estilo, a vibe... é tudo coisa boa! Refletindo bem a pegada Pop Rock dos anos 80. Bubblegum Crisis é um OVA de 8 episódios, produzido pelos estúdios AIC e ARTMIC. O anime foca em um grupo de combatentes, em Mega Tokyo, chamadas Knightsabers. Elas lutam contra os Androides criminosos, criados pela Genom, uma empresa com fins gananciosos.

    Esse anime é eletrizante! Cada episodio apresenta musicas diferentes. Falando em episódios, a maioria são fechadinhos, apresentando uma história completa, seguindo de uma forma linear. Bubblegum Crisis também possui Spin offs: A. D. Police Files (3 OVAs focados na policia de combate a Androides criminosos; e também um mangá que seria um quarto OVA), Bubblegum Crash (que deveria funcionar como uma sequência do anime original), uma adaptação americana em quadrinhos, e um Remake (que chegou no Brasil, mas que não tem o brilho do original).

    Bubblegum Crisis leva Cyberpunk ao pé da letra!


ERGO PROXY    



    Ergo Proxy é uma obra mais recente. Que não consome tanto dos elementos que compuseram o preludio de seu gênero. Isto é, ele não segue tanto a risca a ideia de policia, gangues, cyborgs e aspectos urbanos dos cyberpunks. Inicialmente ele pode até lembrar, mas depois uma cortina é aberta e o verdadeiro cerne do Anime é revelado.

    Após a Terra passar por um grande desastre ecológico, os humanos conseguem viver em paz na cidade utópica de Romdeau, ao lado dos AutoRevs, Androides feitos para diversas funções. Tudo muda quando os AutoReivs começam a ser infectados por um vírus chamado Cogito (que desperta a autoconsciência), e quando um ser humanoide, chamado Proxy, escapa do laboratório da cidade.

    Acho que dá pra deduzir que Ergo Proxy é foda só de ver a abertura! Os recursos visuais também são à altura. O Anime te põe bastante pra pensar, teorizar e raciocinar sobre o mundo dos personagens. Isto em apenas 23 episódios, que até parecem mais. Como os Animes anteriores, ele também debate temas existenciais. Na verdade, isso é até evidente nos nomes: Vírus Cogito (Penso), Ergo (Portanto), as duas palavras vem da famosa frase de René Descartes "Cogito Ergo Sum", "Penso, Logo Existo". Termo que casa totalmente com a obra.


APPLESEED



    Obra do mesmo criador de GITS, se passa num mundo pós terceira (ou quarta) guerra mundial. Deunan Knute foi uma combatente na guerra, e acaba sendo resgatada por agentes da ES.WAT, a policia de uma cidade utópica chamada Olympus. Lá ela reencontra seu antigo parceiro Briaereos, que agora é um Cyborg de combate. Nesta cidade ela passa a atuar nas forças especiais e luta contra diversos conflitos políticos e militares. Assim como GITS, Appleseed possui diversas adaptações. Sendo assim, sua história vai variando de narrativa, mas seguindo as mesmas premissas. 

    A dinâmica de Deunan e Bri é muito divertida e bonita (dependendo da versão que você assistir, ela pode ser mais engraçada ou mais séria e profunda). Também existem outros personagens cativantes, como Hitomi. Diversos personagens e lugares possuem nomes gregos, como a lider de estado Athena, e a própria cidade. Como o clima é pós guerra, Olympus tenta se defender e ao mesmo tempo impedir uma nova guerra.

    O ultimo filme da franquia foi Appleseed Alpha (disponível dublado), que apresenta uma história meio prequel, mas ao mesmo tempo nova. Eu diria que esse é o que tem o visual mais legal. Na verdade, não sei porque não fizeram uma continuação, visto que o filme é muito bom. A obra também possui uma dois filmes que se ligam: o Appleseed de 2014 e o ExMachina (esse também foi dublado no Brasil). Existe um Anime de 13 episódios, que você possivelmente não vai encontrar na internet, o Appleseed XII, e um OVA de 1988, que é muito bom (bem fiel ao mangá) e eu também recomendo bastante!  


COWBOY BEBOP



    Acredito que esse dispensa apresentações, mas resumindo: Se trata de um grupo de caçadores de recompensa que viajam o universo atrás de seus alvos. É lógico que Cowboy Bebop é muito mais que isso. Eu podia ficar escrevendo aqui por horas. Os personagens possuem, cada um, sua própria trama, sua própria história. A trilha sonora é incrível, composta de Jazz, Blues, Country e Rock, que encaixam perfeitamente ao enredo e a estética do Anime. Os episódios fazem referencia a musicas e a cultura Pop, etc.

    Cowboy Bebop também possui um filme, que funciona como um episódio (a diferença é o tamanho de duração), que como tal, tem sua própria alma e seu enredo bem construído. As lutas são ótimas, o filme também consegue resumir tudo o que é cowboy bebop, com cenas engraçadas, cenas simples e rotineiras, cenas profundas e comoventes, e uma musica boa pra cacete, pra teminar o bolo. Se não houvesse o Anime, apenas o filme, poderia dizer-se tranquilamente: Isso é Cowboy Bebop.

    Nesse tipo de Anime, em que até mesmo os personagens menores e secundários possuem sua própria trama (mesmo elas não sendo totalmente contadas, como é o fato da vida de Gren antes da guerra, que apenas é contada por fotos), fica impossível falar sobre os protagonistas sem dar Spoilers. Então assistam, é muito bom! 

───────•••───────

    Esses foram os melhores Cyberpunks, na opinião de quem vos escreve, se achou que faltou algum ou quiser comentar sobre eles, fique à vontade!

    Até mais, See you again!

                                                            




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gandahar - Uma Utopia

When Marnie was there

OS CISNES SELVAGENS