AS DOZE PRINCESAS BAILARINAS



 Um dia desses estava na faculdade, enquanto não tinha nenhuma atividade pra fazer naquele momento, fazia uma ventania gostosa e decidi ler o Conto de Fadas Originais da editora Wish. Entre os contos estava o das Doze Princesas Bailarinas. Acho que todo mundo deve conhecer a história através do filme da Barbie:

    A história das princesas que dançando em seu quarto chegam a um lugar mágico, onde podem dançar durante a noite toda. A vilã é a tia delas, que está envenenando seu pai para roubar seu trono.

art by helen stratton


 No conto dos irmãos Grimm, as princesas também dançam e chegam numa terra mágica onde também dançam a noite toda. A diferença aqui está no fato de que as PRINCESAS são as vilãs no conto. Isso porque não havia uma tia má e o pai delas ofereceu a mão de uma de suas filhas àquele que descobrisse onde as princesas gastavam suas sapatilhas à noite. Mas se o pretendente não descobrisse ao prazo de três dias, ele seria morto. O que acontecia era que as princesas davam, quando os pretendentes se instalavam num quarto para expiar pra onde elas iriam, um taça de vinho que os fazia adormecer. Assim, ao fim do prazo, eles eram mortos pelo rei. Até que chega um soldado, que fora avisado por uma senhora e recebeu dela uma capa da invisibilidade (JK Rowling, os Grimm vão cobrar os direitos autorais) com a qual as seguiu escondido até a terra onde elas iam dançar com príncipes escondidas. Assim o soldado contou ao pai delas onde elas iam e acabou casando com uma delas no final.

 Então... Sabe que gostei bastante do original?! Não sei exatamente o porque, acho que pelo estilo meio que mistério. Esse lance do soldado segui-las escondido, acho que foi um detalhe bem legal. Além do fato de que as princesas são bem Lady Macbeth vibes. Daria um ótimo filme, que não seria family friendly. Na verdade, a maioria desses contos originais dariam ótimos filmes.

Quanto a versão da Barbie, eu também acho muito boa. Os contos vão se adaptando com o tempo e adquirindo novos significados (vou falar mais um pouco disso em outro post). E foi a versão que a maioria das pessoas teve primeiro contato com essa história. O que não impede um fã da boneca mais famosa do mundo de apreciar uma história mais dark.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gandahar - Uma Utopia

When Marnie was there

OS CISNES SELVAGENS