VAMPIRE PRINCESS MIYU

 


Oi! Hoje vou falar do anime vampire princess Miyu, um clássico de horror de 1997. (Também vou estar falando um pouco de suas outras midias: OVA e mangá)

sinopse do anime:

Esta série conta a história de uma vampiresa leal chamada "Miyu", que, com a ajuda de Larva (um ex-shinma) e Shiina, defendem o mundo dos seres humanos contra os "Shinmas", demônios que se aproveitam da fraqueza e ingenuidade dos seres humanos. Com o poder de oferecer a felicidade eterna em troca de uma mordida Miyu é, no entanto uma criatura destinada a solidão eterna.

Os criadores são a Narumi Kakinouchi (que tem outros trabalhos fantásticos) e o Toshiki Hirano (que também fez trabalhos excelentes). 

Pra inicio de tudo vou explicar o que é shinma. Bom, Shinmas (como na abertura do anime diz) são "demônios" que possuem pessoas, se alimentando delas. Mas não fica por aí, Shinmas também podem ser interpretados como espécie de deuses ou também como criaturas magicas. Esses Shinmas há muito tempo foram banidos para o reino da escuridão (uma espécie de submundo). Alguns desses Shinmas escapam e passam a viver no meio dos humanos. A maioria com interesse de se aproveitar e se alimentar dos humanos.

Dentre esses Shinmas existe um clã que os colocar de volta para a escuridão, esse é o clã da protagonista, Miyu. O clã dos guardiões. Algo interessante também é que esses guardiões podem ser interpretados (fica mais entendido no mangá) como os lideres dos Shinmas japoneses, daí o nome vampire princess. 

O anime segue uma vibe da época que é cada episodio uma historia diferente. Em cada episodio um caso envolvendo Shinmas. Diferentemente de outros animes, a protagonista não é bem uma heroína, ela faz o trabalho que é seu dever. Não se importa com os humanos, ao menos aqueles com quem ela acabou criando vinculo. Também não é um anime de finais felizes. É de horror e cheio de finais trágicos.

 Hoje em dia talvez não assuste, mas na época em que foi lançado com certeza deve ter dado uns arrepios nas crianças e adolescentes.

Vou comentar agora sobre os personagens:


Miyu: Ela é realmente o que resulta de sua historia. Uma garota imortal que caça os Shinmas errantes. Sua única companhia é Larva, um Shinma ocidental, além de Shiina, uma pequena Shinma que foi salva por Miyu no mangá. Miyu é uma personagem que se mostra ameaçadora e perigosa, perdendo apenas essa postura quando se trata daqueles poucos que ela se importa. É totalmente diferente dos vampiros que conhecemos na cultura popular. Tem reflexo. Tem habilidades de moldar a realidade, como fazer com que aqueles humanos que a viram ou conheceram percam a memoria. Tem seu próprio mundo, na qual ocorre a maioria das batalhas. É como uma dimensão, a dimensão carmesim. Existem muitos mistérios por detrás dessa dimensão, pois alguns Shinmas são mandados para lá. Pode conceder felicidade eterna para aqueles que lhe oferecem seu sangue. Também está aberta a especulações essa habilidade. Horas parece que essa "felicidade" eterna é na verdade uma demência, pois a pessoa fica feliz, mas perde consciência do tempo e das coisas que ocorrem a sua volta. Outra coisa também subentendida do mangá e OVA é que essas pessoas em algum momento podem despertar e se tornarem como Miyu, sendo assim outros vampiros guardiões.


Larva: Um Shinma oriental que veio com a missão de matar Miyu e se tornar líder dos Shinmas japoneses. Também existem consideráveis diferenças entre suas versões. No mangá sua historia é bem maior. Para entender melhor essa vinda é preciso saber que anteriormente houve uma grande guerra entre os Shinmas japoneses e orientais. Com isso, no mangá, foi sugerido a Larva vir ao Japão conquista-lo. Quando chegou aqui e foi enfrentar a Miyu (ainda não despertada como guardiã) e acabou ele próprio despertando-a. Desse modo ela o mordeu e com isso ele se tornou seu servo. E mandou seu próprio parceiro, Lêmures, para as trevas. Já no anime não explica muito sobre sua vida pregressa, apenas que veio invadir o Japão e encontrou a Miyu já despertada que lutou contra ele. Nessa luta ambos fizeram o outro sangrar, Miyu mordendo-o e ele ferindo-a com suas unhas gigantes. Nisso o sangue dos dois correu juntos (algo que na minha opinião foi baseado no fantasma da opera, no momento em que os protagonistas tem suas lagrimas fluindo juntas) e Larva passou a ter um laço com Miyu, sendo seu servo. Larva é fortemente inspirado nas fantasias venezianas de mesmo nome.
    

A relação dos protagonistas pode ser vista tanto como amizade, pois Larva sabe do sofrimento de Miyu e decidiu estar ao lado dela para sempre, e também como amantes, pois em certos momentos isso fica subentendido.

Francamente eu prefiro a Miyu do anime. Ela é mais madura, visto que a do mangá e OVA tem um gênio da idade que despertou, apesar de ser bastante velha. Já o Larva é muito bom em ambas versões. Também a habilidade das chamas de Miyu é usada de maneiras diferentes por Larva. No mangá e OVA ele utiliza constantemente, enquanto no anime ele não usa-a por lembrar de sua maior derrota.

Todo o clima do anime é incrível, as musicas compostas por Kenji Kawai que são perfeitas com as cenas, abertura, encerramento. Tudo perfeito.

A dublagem brasileira, feita pelo Estúdio Gabia, também é ótima. É uma pena que não foi para frente e foram lançados somente três volumes em Dvd. Não se sabe ao certo o porque de não ter sido continuada. 

O anime apesar de não ter muita luta corpo a corpo, tem movimentos incríveis. Episódios com boas historias, que nos levam cada um a um ambiente diferente, pântano, metrô etc.  Plot Twist nos últimos episódios.   

Agora a questão do OVA: Ele também é muito bom, veio antes do anime, nos anos 80. Puxa mais para o lado do horror do que aventura. A trilha sonora também é sem palavras. A origem dos personagens é mais de acordo com o mangá. São quatros episódios. Neles conhecemos uma médium que conhece Miyu e vai atrás dela para obter respostas. Como eu disse antes, a Miyu possui um jeito bastante infantil, e diferente do anime, ela aqui se interessa normalmente por garotos bonitos (semelhante ao mangá), já que no anime ela se alimentava das vitimas dos Shinmas.

Existem também CDs com musicas e novels (episódios apenas em voz, mais ou menos como uma radio novela). Além de existir um jogo para Ps2 que a protagonista é Yui, que vem de um Spin off da serie, vampire princess Yui (bem criativo não!?).

OBS: uma coisa a salientar é que grande parte das perguntas sem respostas podem ser respondidas nos art books, que estão em japonês, sendo assim não dá para entender, pelo menos quem não conhece o idioma.

───────•••───────

Bom em minha opinião, independente da razão pela qual cancelaram a dublagem, eu imagino que se o anime fosse transmitido na TV faria um enorme sucesso. Por essa razão não é tão conhecido no Brasil. A primeira vez em que assisti foi na época em que ainda existiam locadoras. 

Uma coisa também interessante sobre a dublagem é o termo vampiresa. Isso deixa a obra ainda mais atraente. Na internet você pode encontrar que no tempo em que foi dublado a palavra "vampira" era incorreta ou não um termo realmente verídico, ou seja, que apenas era usado de modo oral e informal. Eu discordo, acho que usaram desse modo para deixar mais extravagante. Pois ela ainda é de certa forma uma princesa.

É uma obra extremamente interessante, pra quem curte esse estilo de horror misturado com aventura e drama, é uma ótima pedida!

───────•••───────

Agora algumas gifs de cenas:




















































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gandahar - Uma Utopia

When Marnie was there

OS CISNES SELVAGENS