OS MELHORES LIVROS DE VAMPIROS
Os Vampiros são seres imortais que saem durante a noite para consumir o sangue das pessoas. Essas figuras fantasmagóricas estão presentes em diversas culturas, sob nomes diferentes, como: Nosferatu, Vampyr, Vampire, Upyr, Wurdulac e etc. Se tornando personagens recorrentes em livros e filmes famosos de terror.
Nesse post vou fazer uma lista com os melhores livros de vampiros, alguns clássicos e outros modernos.
───────•••───────
DRACULA
Drácula é, sem dúvidas, o mais famoso vampiro de todos os tempos. Conta com muitas adaptações, desde Nosferatu de 1922 até o Dracula Untold, protagonizado por Luke Evans.
O livro de Bram Stoker é contado por meio de cartas, diários e registros. Começando com a ida de Jonathan Harker até o castelo do conde Drácula, na qual o advogado narra os fenômenos estranhos e fantasmagóricos em seu diário. Após a saída do vampiro à Londres, começamos a ler as cartas de Mina, esposa de Harker, que protagoniza grande parte da história.
O livro possui aspectos de romance policial, gótico e de mistério. Justamente pelos fatos serem contados sob a visão dos personagens e seus relatos. E com o decorrer, eles vão encaixando as peças pra tentar vencer o vampiro.
CARMILLA
Se Drácula é um grande marco neste subgênero literário, Carmilla é sua grande predecessora. Para não dizer, uma de suas grandes inspirações.
Do também irlandês, Sheridan Le Fanu, a história de Carmilla se passa na Estíria, região do então Império Austro-Húngaro, na qual a protagonista, Laura, conta os relatos da grande mudança que houve em sua vida após receber uma hóspede em sua casa.
Muitos dos elementos que existem hoje, nos filmes, series e jogos sobre vampiros, surgiu em Carmilla. Por exemplo: anagramas com os nomes (Carmilla, Micarlla), caçadores de vampiros (apesar de Van Helsing ser o mais famoso, o primeiro caçador de vampiros com chapéu pontudo surgiu aqui), a sedução que envolve alimentar-se da vítima, e muitos outros. Pra falar a verdade, Carmilla foi o primeiro grande livro sobre vampiros.
Pra escrevê-lo, Sheridan leu livros sobre casos de vampiros e assombrações. Nas regiões balcânicas, em séculos passados, se temia muito os vampiros. Por isso existiam livros e métodos de lidar com a praga.
E Carmilla é também considerado por muitos um livro com relação sáfica! Pois é. A relação da protagonista e a vampira pode ser interpretada também como romântica ou sexual.
ENTREVISTA COM O VAMPIRO
Esse é mais recente, mas não deixa de ter qualidade e ser influente por isso. Eternizado no cinema com Brad Pitt e Tom Cruise no papel dos protagonistas, em Entrevista com o Vampiro o vampiro Louis de Point du Lac conta sua história à um jornalista. Louis era um dono de terras do Louisiana, quando, desiludido com a vida e querendo morrer, foi confrontado por Lestat, um vampiro. Lestat acaba transformando Louis. E a partir daí se desenrola uma história de sede, assombro e paixão.
Esse livro é o primeiro volume da saga Crônicas Vampíricas de Anne Rice, a autora. É seguido por O Vampiro Lestat e depois por A Rainha dos condenados. Existem mais outros livros também, mas esses são os três primeiros de uma saga sangrenta e cheia de mistérios.
Anne Rice, além de beber das obras sobre vampiros até então, adiciona muitos conceitos ao gênero. Como o vampiro relutante em sê-lo e matar as pessoas; Elementos contemporâneos de homoerotismo, e vários outros aspectos que foram revisitados em novas franquias como Crepúsculo e The Vampire Diares.
Portanto, tanto filme como livro se tornaram clássicos Cult do subgênero.
EU SOU A LENDA
Também bastante conhecido pelo longa estrelado por Will Smith, o livro de Richard Matheson conta a história Robert Neville, o último humano da terra em um mundo pós-apocalíptico na qual as pessoas se tornaram vampiras e espreitam nas ruas durante a noite.
Além de inovar a ideia que se tinham sobre vampiros, o conceito desse livro ajudaram a dar origem a um estilo de filme que é amplamente conhecido hoje, o apocalipse zombie. Apesar de serem vampiros, os monstros do livro lembram fortemente os mortos-vivos dos filmes de terror ou séries como A Noite dos Mortos-vivos, mais tarde Resident Evil, Extermínio, Guerra Mundial Z e etc.
Esse livro trouxe também um novo tipo de terror psicológico, em que o isolamento também é um dos vilões, ou um fator forte que o protagonista precisar aprender a lidar.
Bônus: O VAMPIRO LESTAT
A sequência do primeiro livro da saga de Annie Rice, é também singular! Aqui é contada a história e origem de Lestat, o vampiro que transformou e atormentou Louis. Envolvendo lutas, amor e até cultos satanistas, a origem de Lestat de Lioncourt remonta desde sua vida no campo, ao lado de sua família, até suas viagens pelo mundo. E também sua versão da história que vemos sob o olhar de Louis no primeiro livro.
Um prato cheio pra quem se apaixonou e quer conhecer mais o personagem e o universo das Crônicas Vampirescas.
───────•••───────
Agradeço por ter lido até aqui! E então, já leu algum desses livros, quer sugerir algum? Comente! See you again!
Comentários
Postar um comentário