SOMBRA E OSSOS - RESENHA

 


 Ano que vem chega a segunda temporada de Sombra e Ossos, Shadow and Bone. Como eu já tinha assistido a primeira, aproveitei pra ler o primeiro livro da saga Grisha, enquanto a segunda não chega. Foi uma leitura bem rápida, na verdade. Então resolvi fazer essa pequena resenha (porque se eu não começar por algum livro, acabo não começando a resenhar).

 Sombra e Ossos é o primeiro livro de Leigh Bardugo, que faz parte do Grishaverso. Narra a história de Alina Starkov, uma cartógrafa, órfã da guerra, que descobre ser uma grisha. Nesse universo são conhecidas como grisha pessoas que nascem com alguma habilidade, como manipular a agua, o ar ou o fogo. E também o corpo de seres humanos e metais e elementos químicos. Pra cada tipo de grisha existe uma classe, e essas três classes fazem parte do segundo exercito de Ravka, o país (inspirado na Rússia czarista) na qual a história acontece. A história aborda os conflitos de Alina em descobrir suas habilidades, sua paixão por seu melhor amigo Maly, e sua relação com o misterioso Darkling (o grisha que manipula as sombras, líder do segundo exército).

 Os pontos mais fortes pra mim no livro foram a cultura e a relação dos grishas. A forma como eles se vestem, sua hierarquia e organização militar. Como eu já havia assistido a séria, eu já conhecia essas coisas, mas foi bom ver com mais detalhes através dos olhos de Alina.

 Falando na protagonista, o que me incomodou um pouco foi a narração feita por ela. O livro é narrado em primeira pessoa, mas Alina sempre parece perceber todos os detalhes dos outros personagens, a forma que eles estão agindo e suas intenções. Acho que se fosse narrado em terceira pessoa, o narrador não participando da história, essa exposição de detalhes seria mais interessante.

 E outra coisa que também não gostei foi o ritmo da história. Em algumas partes passa muito rápido e os personagens acabam não sendo tão explorados e sendo estereotipados. Por exemplo a própria Alina, o Maly e o Darkling (essa sensação que tive também pode ter sido porque já conhecia a história). Sendo assim, (SPOILER) dá pra definir os três assim: a heroína que não aceita seus poderes e seu status, o par romântico que não enxerga a protagonista e o vilão que a seduz e finge ser bonzinho. Os personagens que mais acabam despertando interesse são os secundários, como Genya, Baghra e os outros grishas.

 Em contraste, a séria dá mais background aos personagens, mesmo num ritmo rápido também.

 Pra terminar, tô ansioso pra segunda temporada da série (não tanto para ler os outros livros). Principalmente pelo arco de Nina e Matthias.

eles são tão...

 Até a próxima resenha!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Final de 2022 e início de 2023

NAUSICAÄ DO VALE DO VENTO

OS SINGELOS E PROFUNDOS MANGÁS DE SUMOMO YUMEKA